sábado, 21 de novembro de 2009

Alunos de ADM são destaque em Prêmio Nacional



Alunos de ADM são destaque em Prêmio Nacional
(Matéria publicada no site da FIB-Facudlades Integradas de Bauru)
O 2º Prêmio Varejo Sustentável Wal-Mart Brasil visa estimular a pesquisa e difundir as propostas dos estudantes dos cursos brasileiros no desenvolvimento da sustentabilidade em toda a cadeia varejista, relacionamentos e níveis de atuação identificando novos projetos, práticas, idéias ou aplicações com potencial de desenvolvimento no varejo.
O Prêmio é um concurso nacional aberto a todos os estudantes dos níveis técnico e superior, que poderão participar com projetos de ações, métodos, equipamentos, sistemas operacionais e soluções inovadoras que possam ser aplicados em qualquer etapa da operação do varejo.
Os projetos participantes devem contemplar os três pilares da sustentabilidade - benefícios ambientais, sociais e econômicos – além de permitir a aplicação imediata no segmento varejista supermercadista.
Os alunos do 4ª ano do curso de Administração, Danielle Cristina Tonelli e Jorge Fernando do Carmo, foram agraciados com Menção Honrosa neste Prêmio, ao apresentarem o projeto denominado WAL-MART: ENXERGANDO O PRESENTE COM OS OLHOS DA ALMA, PROJETANDO O FUTURO COM OS OLHOS DO CORAÇÃO! – voltado para a qualidade de vida das pessoas portadoras de deficiências visuais. O trabalho foi orientado pelo prof. Edson Sposito, que também foi quem trouxe a informação da existência do Prêmio.
Danielle diz que ficou empolgada com o e-mail do professor Sposito, que os incentivaram a desenvolver o projeto, acreditando no potencial dos alunos. “Entrei em contato com o Jorge que abraçou a responsabilidade na hora”, conta. Jorge acrescenta que decidou participar “pela oportunidade de um bom projeto ser reconhecido em nível nacional e por uma grande rede varejista como o Wall Mart”.
A escolha do tema foi influenciada por uma conversa informal com duas alunas da turma, Renata e Mônica, que estão desenvolvendo TCC sobre comunicação mercadológica para deficientes audiovisuais. “Elas comentaram que os deficientes que elas entrevistaram, em sua maioria, se diziam excluídos por não poder realizar suas compras sem a ajuda de um terceiro, porque as lojas em geral não estão adaptadas para recebe-los. Além disso, os respondentes também disseram sobre as dificuldades em identificar produtos, a falta de preocupação com a comunicação nas embalagens em geral”, revela.
O professor-orientador, Edson Sposito, destaca a importancia do tema. “Tenho a certeza que as opiniões, fundamentações, e propostas realizadas poderão, realmente promover melhorias no “aproach” entre o mercado e este consumidor especial. Os números apresentados no projeto, demonstram com clareza o tamanho da amostra que não pode ser desprezada e hoje vem sendo tratada de maneira desigual, sendo que em sua maioria são pessoas ativas economicamente, eleitores e de responsabilidade civil”.
Jorge afirma que o objetivo do projeto é a inserção do deficiente dentro do mercado. “Já que ele faz tantas tarefas complexas, inseri-lo dentro do contexto varejista não seria difícil”. Danielle vai mais fundo ao afirmar que “o objetivo geral do projeto é intensificar a percepção do posicionamento do Wal-Mart como uma empresa socialmente responsável, que se preocupa com a integração dos deficientes visuais em todas as suas necessidades, inclusive no consumo sustentável. Uma ação voltada para os DVs (Deficientes Visuais) partindo de uma empresa privada, visa a colaboração deste ator social com as funções genéricas do país, promovendo a inclusão dos DVs, baseando-se nos princípios regidos pela lei nº 7.853”.
Dentre as propostas oferecidas pelo projeto, Jorge destaca o sistema DOSVOX na entrada dos corredores que informe o setor onde o Deficiente Visual está e que tipo de produtos ele encontrará em determinado corredor da loja. “O DOSVOX é um sistema que se comunica com o usuário através de síntese de voz, viabilizando o uso de computadores e equipamentos eletrônicos por deficientes visuais, de forma independente”, explica.
A escolha do professor Sposito para orientador não aconteceu por acaso. Danielle fala que “pode parecer engraçado, mas ele nos escolheu para orientar esse projeto. Lembro que ele escreveu assim: se vocês quiserem participar, vocês, eu oriento!". A orientação dos alunos, segundo o professor Sposito, não foi difícil. “Não deu trabalho algum. Os dois desenvolveram o trabalho e eu somente conduzi as correções, e adições de idéias e ajustes das já existentes. Foi muito bom orientá-los. Avalio como uma experiência agradável e estimulante, pois tanto o Jorge quanto a Danielle, são pessoas comprometidas com suas crenças e valores”, complementa Sposito.
A notícia sobre a menção honrosa neste Prêmio deixou os alunos emocionados. “Soubemos dia 13/11, na faculdade, em um momento de descontração, quando estávamos sendo fotografados para a placa de formatura e experimentando as becas. Choramos, nos abraçamos com os colegas de sala, foi muito legal! Posso dizer que foi uma emoção indescritível, pois é o primeiro reconhecimento público que recebo colocando em prática o conhecimento aprendido na faculdade” diz Danielle. Um pouco mais contido, Jorge diz que “é de uma alegria inexplicável em palavras, pois só de saber que fomos ouvidos e que realmente é um prêmio que tem o compromisso com aqueles que participam do projeto eu fico extremamente maravilhado”.
O professor Edson Sposito aponta outro aspecto importante desta premiação. “É uma forma de aproximação da universidade com o mercado e uma clara ação de reconhecimento de potenciais profissionais de valor para o mercado, além de tornar publico o potencial existente nas salas de aula das faculdades”.
A entrega dos prêmios está marcada para o dia 1 de dezembro, no Centro de Convenção da Apas – Associação Paulista de Supermercados - em São Paulo.
Outras informações sobre a premiação estão disponíveis na internet, através do site
www.premiovarejosustentavel.com.br.



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